A. J. Gordon
Adoniram Judson Gordon nasceu em New Hampton em 1836. Foi o segundo de nove filhos, seus pais eram cristãos devotos e batizaram seu filho em homenagem ao missionário batista americano Adoniram Judson (1788-1850).
Aos 15 anos ele entregou sua vida a Cristo, e aos 20 se sentiu chamado para ser ministro. Ele foi para a faculdade e depois para o seminário. Após a formatura, ele aceitou um pastorado perto de Boston, onde ficou seis anos. Ele então mudou-se para a Igreja Batista da Clarendon Street, em Boston, onde iria encontrar-se e revelar Cristo de uma nova maneira.
Foi um dos mais influentes ministros de sua geração. Em 2 de outubro de 1889, com a ajuda e apoio da Clarendon Street Church, ele fundou o Gordon College, originalmente chamado Boston Missionary Training Institute. Ele atuou como seu primeiro presidente. Assegurou que as mulheres do Gordon College fossem tão bem-vindas como os homens, sem dúvida uma grande política progressista para a época.
O Gordon College mantém a tradição de formação de mulheres pastoras. Gordon adoeceu repentinamente e morreu de pneumonia em 1º de fevereiro de 1895 aos 58 anos.